Crónica de uma jornada dantesca
I CICLOMARCHA PUERTOS MÍTICOS DE ÁVILA
Citar Ávila no universo de quem pedala é falar de ciclismo de alto nível. Cidade amuralhada muitos amantes desta modalidade já ouviram o nome de ilustres ciclistas como Julio Jimenez, Angel Arroyo, e também das imediações, Carlos Sastre, Francisco Mancebo e muitos mais são os nomes de grandes referências do ciclismo desta cidade e arredores.
Depois de uma noite passada com chuva e vento a vila abulense, nasce com um tímido sol, mesclado de nuvens negras, mais de 700 dos 920 ciclistas inscritos apresentaram-se a partida e que se atreveram a lidar com um exigente traçado marcado pela organização. Uns faríam os 85 km outros os 193km com as subidas ao Paramera nas suas duas vertentes, o mítico Serranillos e o “Touro” o Mijares (22 km de ascenção com rampas duríssimas em Gavilanes).
Após as 8 da manha e com 8 graus saíram juntos da Praça de touros de Avila cerca da 700 “toureiros” para lutar contra as duas vertentes do Paramera o Serranillos o Mijares. O Paramera conquistado a neblina faz a sua aparição, desci em direcção San Juan de la Nava, Navalmoral e Burgohondo, aqui muitos optaram por dar meia volta e voltar, seguiu-se a subida ao Serranillos onde se passa a 1575 mts onde se tinha que ir abanando as mãos isto porque conforme se ia subindo com frio e chuva o corpo ia arrefecendo, ao coroar esta montanha o mercurio marcava 4ºC, ao descer para Pedro Bernardo via-se o sol e a temperatura rondava os 13º, rapidamente comecei ascenção ao Mijares, ao chegar ao cume fiquei rodeado de nuvens baixas chuva que se transformava em neve, mal se via a estrada um autentico drama, poucos já foram os que conseguiram cruzar esta dura montanha desci para San Juan de la Nava e desta vez para El Barraco para fazer a segunda vertente do Paramera, duro mas muito importante, fui capaz de finalizar, fiquei entre os 166 “Titans” que finalizaram esta duríssima marcha ciclista.
o lendario L Cubino |
Angel Arrollo |
Marçal e Silva na mitica saída |
Paulo ainda no inicio |
Serranillos |
Simões na saída de uma lendaria marcha |
Sem comentários:
Enviar um comentário